MEDTRONIC: Dia da Obesidade

Acredito que esse seja um dos meus projetos favoritos, no qual eu participei junto com a minha equipe.

A proposta inicial desse projeto era criar uma ação de conscientização para o Dia Mundial da Obesidade. Inicialmente, planejamos realizar essa ação nos shoppings de alguns estados do Brasil. No entanto, durante o processo de brainstorming, questionamos se faria sentido realizar essa ação nos shoppings, considerando se esse seria realmente o nosso público-alvo. Diante disso, o time teve uma ideia genial para resolver essa questão.

Primeiramente, é importante mencionar que a Medtronic trabalha com materiais cirúrgicos para bariátricas, que são destinados ao SUS. Então, decidimos focar em um público que realmente é afetado pela falta de informação e apoio do próprio estado, ou seja, as comunidades em todo o Brasil, como Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Recife.

O produtor do projeto, Lildo Tavares, entrou em contato com a G10 Favelas e intermediou a comunicação com o nosso time. Após diversas conversas, estudos e pesquisas, a G10 Favelas e o nosso time conseguiram obter dados relevantes para essa ação.

Objetivo

O principal objetivo dessa iniciativa é conscientizar a população sobre os cuidados necessários para combater a obesidade, uma doença que afeta milhares de pessoas em todo o mundo. Essa condição tem impactos severos na vida pessoal e profissional dos indivíduos, além de sobrecarregar o sistema de saúde público brasileiro.

Para alcançar esse objetivo, dividimos o projeto em quatro segmentos: conexão, espaço, transmissão e o dia D.

Conexão

Para a conexão, realizamos um estudo aprofundado sobre o assunto e levantamos dados que demonstraram à Medtronic o aumento alarmante da obesidade no Brasil. Aproximadamente 60,3% da população brasileira sofre com excesso de peso. Além disso, constatamos que 94,4% das pessoas que participaram do estudo realizado pelo IBGE não possuem plano de saúde e geralmente dependem do SUS para qualquer tipo de tratamento. Esses dados mostram que 53,8% dos usuários da atenção primária não possuíam emprego, sendo que 64,7% tinham renda domiciliar per capita inferior a um salário mínimo, e 32,3% se enquadravam na faixa de 1 a 3 salários mínimos. Clique aqui para ler a matéria.

Outra pesquisa, realizada pelo Departamento de Pesquisa em Nutrição e Saúde Coletiva em 18 de maio de 2020 nas favelas de Recife, revelou que, de um total de 644 pessoas, 453 estão acima do peso e vivem em áreas urbanas de pobreza. Clique aqui para ler a matéria.

Esses dados mostram a prevalência do sobrepeso/obesidade nas áreas urbanas carentes estudadas, destacando a importância de abordar esse problema como uma prioridade de saúde pública nessas comunidades.

Espaço

Para realizar o evento, buscamos estruturas relacionadas à G10 Favelas que fossem acessíveis para as comunidades. A própria ONG disponibilizou e viabilizou o espaço para o nosso time.

Transmissão

Na etapa de transmissão, como o próprio nome sugere, procuramos divulgar o evento nas comunidades. Nos dias 27 e 28 de fevereiro, utilizamos mão de obra local para impulsionar a economia da comunidade. Trabalhamos com carro de som, moto de som, rádio local, cartazes e distribuição de cartilhas.

Dia D

No dia 4 de março de 2023, das 9h às 15h, as comunidades contaram com a presença da nossa equipe e da equipe da Medtronic para a realização do evento. Foram realizadas as seguintes atividades:

  • Entrega de água;
  • Sampling de Cartilhas;
  • Palestras de conscientização;
  • Testes de Glicemia;
  • Cálculos de IMC;
  • Entrega de brindes.

O evento também contou com a presença da imprensa para cobertura completa do evento.

Compromisso

Além de todas essas ações, também consideramos a possibilidade de reverter os custos que seriam destinados à infraestrutura do evento. Nesse sentido, a equipe teve a ideia de utilizar esses recursos para a criação e incentivo de hortas comunitárias nas comunidades.

Outra iniciativa importante foi a produção de todo o material gráfico necessário para o evento pelo comércio local das comunidades. Dessa forma, buscamos fomentar o empreendedorismo dentro das próprias comunidades, valorizando e fortalecendo os negócios locais.

Time

Planejamento Estratégico: Wilken Perez e Marianne Mata
Produtor: Lildo Tavares
Direção de Arte: Roberto Dalessio
Redator: Felippe Oliva e Ana Beatriz
Agência: Yo!Group

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *